quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Exposição de painéis marcam o segundo dia de atividades do Congresso Universitário da UEPB

"A abertura oficial do Congresso Universitário foi realizada com palestra sobre promoção do desenvolvimento regional através da saúde"

abertura-congresso-univ-uepb-2Com o tema “Universidade, Ciência e Desenvolvimento Social”, o Congresso Universitário da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB) está sendo realizado até a próxima sexta-feira (6), com a proposta de apresentar à sociedade a produção científica, acadêmica e social da Instituição, por meio de uma série de atividades que englobam as áreas de iniciação científica, pesquisa, pós-graduação, extensão, cultura, ensino a distância, graduação e monitorias da UEPB.
A abertura oficial do evento foi realizada na noite desta terça-feira (3), no Centro de Convenções Raymundo Asfora, e contou com palestra do professor doutor Eduardo Jorge Valadares Oliveira, docente da UEPB e integrante do Ministério da Saúde, que abordou o tema “Ações e políticas do complexo industrial da saúde para a promoção do desenvolvimento regional”.
Durante a solenidade de abertura do Congresso, o reitor Rangel Junior ressaltou que a iniciativa de realizar um grande evento, reunindo todas as áreas de atuação da Instituição em um único espaço, representa a filosofia da Universidade, que é a coletividade, de modo a promover melhorias para a sociedade. “É uma forma também de prestarmos conta à sociedade que nos financia do que estamos produzindo, e fazendo retornar para ela vários benefícios através de pesquisas e ações que resultam em avanços para o povo paraibano”, disse o reitor.
abertura-congresso-univ-uepb-9Rangel Junior também falou sobre os desafios atuais da Instituição e salientou que a união é necessária para superar as adversidades. “Esse encontro tem a intenção de fazer refletir sobre o que fazemos e o que nossos atos têm de relação com aquilo que o outro faz. Assim, temos a possibilidade de conferir uma Universidade mais sintonizada com os anseios do povo paraibano. Precisamos juntar esforços para construir um novo tempo, fazendo o resultado do nosso trabalho algo cada vez mais importante, porque se não for o compromisso pessoal de cada um, estaremos em uma situação ainda mais difícil”, ressaltou.
congressouniv4Já no segundo dia, o Congresso Universitário da UEPB está sendo marcado pela exposição de painéis montados pelos alunos de Iniciação Científica, PIBIC e Pós-Graduação da Instituição. Os trabalhos apresentados por centenas de alunos dos oito câmpus da Universidade mostram o que a UEPB tem produzido de melhor no campo da pesquisa, levando conhecimento, serviços e qualidade de vida à população.
No total, mais de 500 trabalhos estão sendo expostos no Centro de Integração Acadêmica, distribuídos nas oito grandes áreas do conhecimento (Ciências Exatas, Ciências Biológicas, Saúde, Humanas e Ciências Sociais Aplicadas). O hall da Central de Aulas espaço se transformou em uma grande “feira do conhecimento”, onde os alunos estão fazendo uma espécie de prestação de contas dos investimentos feitos pela sociedade na Instituição. Os projetos estão distribuídos em 38 stands.
congressouniv5Aproveitando o congresso e o intercâmbio entre os centros de ensino, cerca de 30 professores e pesquisadores de todo o país estão visitando os stands para fazer uma avaliação dos projetos desenvolvidos do PIBIC. São trabalhos financiados com bolsas e que aproximam a Universidade da comunidade. De acordo com professora Maria José Lima, pró-reitora de Pós-Graduação e Pesquisa, todos os câmpus da UEPB estão contemplados na mostra e apresentando trabalhos. Segundo ela, o número de alunos inscritos superou a expectativa, visto que um evento com essa grandiosidade está acontecendo pela primeira vez na Instituição. “É uma grande troca de experiência e de conhecimentos”, definiu.
congressouniv2O reitor Rangel Junior visitou, na manhã desta quarta-feira (4) e ressaltou que o congresso representa uma oportunidade ímpar para a realização de um intercâmbio universitário, além de servir para uma prestação de contas da Universidade perante a sociedade. “Nós produzimos muito durante todo o ano e as pessoas geralmente pedem uma prestação de contas do dinheiro que é investido. Essa prestação de contas no Congresso é o que dá sentido ao nosso trabalho. Estamos mostrando os resultados daquilo que foi investido na Instituição durante o ano”, disse.
Entre os projetos apresentados, destaque para “O Processo de Urbanização e a Criminalidade: como as estruturas urbanas e o tráfico de drogas se relacionam”?, desenvolvido pelos alunos Camila Dantas, Renata Morgana, Flávia Karlla e Vinícios Cabral, do 7º e 9º períodos do Curso de Direito do Câmpus I e que revela o crescimento da violência no bairro de José Pinheiro, Zona Leste de Campina Grande. A pesquisa orientada pela professora Analice Tejo, retrata como se deu o processo de urbanização da referida localidade, onde a falta de educação contribuiu para agravar a criminalidade.
congressouniv3Em outro painel – “Aquisição da escrita: o texto infantil em foco no Cariri paraibano” – apresentado pela estudante Danielly Ribeiro Soares, do 8º período do Curso de Letras do Câmpus de Monteiro, está sendo mostrado como o ensino público ainda apresenta deficiência no interior paraibano. Para realizar a pesquisa, Danielly acompanhou o desempenho de alunos de duas escolas públicas e uma privada na cidade de Serra Branca. No final, concluiu que os alunos da escola pública tinham mais dificuldades em produzir seus textos.
Com o tema “Ciência, Tecnologia e Sociedade” o Congresso Universitário se estende até a próxima sexta-feira (6), com todas as atividades concentradas no Centro de Integração Acadêmica, em Bodocongó.

Saiba mais acessando o Site Oficial da UEPB.
Fonte: Site Oficial da UEPB

Confira as imagens de alguns painéis expostos no 2º dia do Congresso:
Imagens produzidas por: Maykon Mendes em 04/12/2013.
















Reações:

0 comentários:

Postar um comentário

Faça seu comentário!

Postagens mais acessadas

DEIXE SEU COMENTÁRIO

Entidades e Instituições Parceiras

Entidades e Instituições Parceiras